segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Finlândia quer criar 'Bolsa Família' de R$ 3 mil por mês

Programa de renda mínima planejado pelo governo substituiria maioria de outros benefícios sociais – mais onerosos e complexos – concedidos pelo Estado


  O governo finlandês, eleito no início deste ano, planeja introduzir um pagamento mensal livre de impostos de 800 euros (o equivalente, hoje, a cerca de 3.000 reais) para todos os finlandeses adultos, independentemente de sua renda ou situação do emprego. 

O pagamento dessa espécie de renda mínima, ou "Bolsa Família", seria uma substituição à maioria dos outros benefícios concedidos pelo Estado. Cada finlandês adulto receberia, por ano, cerca de 10.000 dólares.

O plano surgiu como uma opção de corte - e não de aumento, como inicialmente se pode supor - de despesas. O sistema de benefícios sociais finlandês é muito complexo, e sua simplificação, por meio da renda mensal, poderia reduzir a burocracia e os custos.

Além disso, o governo finlandês acredita que o programa estimularia a busca por emprego, e não o contrário, já que, segundo a leitura governamental, muitas pessoas deixam de trabalhar para receber benefícios de desemprego oferecidos pelo Estado em vez de procurarem um trabalho que pague salário mínimo. Atualmente, 9,5% dos finlandeses estão fora do mercado de trabalho. Essa é a maior taxa de desemprego no país em mais de uma década.

O governo de coalizão de centro-direita, que foi eleito no início deste ano, está planejando finalizar a proposta no próximo ano para que o programa comece a ser executado, ainda como piloto, em 2017.
Publicidade

Durante o período de testes, os pagamentos devem ser de 550 euros por mês (quase 600 dólares), afora um benefício adicional, como de habitação. De acordo com pesquisa do governo, encomendada em setembro, 69% dos finlandeses concordam com o plano. Se cada adulto receber o pagamento, o programa poderia custar entre 40 bilhões de euros e 50 bilhões de euros (54 bilhões de dólares) por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATERIA MAIS VISITADA